hipervitaminose

Hipervitaminose – O que a ingestão exagerada de vitaminas pode causar!

Postado em Atualizado em

       A Hipervitaminose (Excesso de Vitaminas) é decorrente da ingestão ou administração exagerada de suplementos multivitamínicos ou alimentos vitaminados.
      Para um bom funcionamento, o organismo requer equilíbrio. Isso significa comer alimentos variados e em quantidade moderada. Lembre-se que na alimentação, a quantidade nem sempre é qualidade.
     Mesmo os nutrientes considerados saudáveis e necessários, quando ingeridos em excesso, podem causar problemas. Os casos de intoxicação por vitaminas A,D,E e K ( que são armazenadas nos tecidos do corpo) são mais comuns do que as ocorrências de hipervitaminose C e do complexo B ( que se dissolvem em água).
     Os sintomas mais conhecidos são:371055-bepantol_para_labios-ressecados


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

HIPERVITAMINOSE A: Náuseas; vômitos; queda de cabelo; ressecamento, aspereza e descamações da pele; fissuras nos lábios; fraquezas; dores nas articulações; câimbras; lesões hepáticas; falta de apetite; irritabilidade; aumento do baço e do fígado; anorexia, etc.
HIPERVITAMINOSE D: Fraqueza; irritabilidade; danos permanentes aos rins; problemas de calcificação óssea; retardo do crescimento; e excesso de cálcio no sangue.
HIPERVITAMINOSE E: Aumenta a necessidade de vitamina K; atrapalha a coagulação sanguínea; aumenta as chances de sangramento e hemorragia.
HIPERVITAMINOSE K: Pode provocar anemia e lesões no fígado; pode ocasionar icterícia em crianças.
Atenção: No caso da verificação dos sintomas não se automedique ou restrinja sua alimentação. Procure orientação médica.
Anúncios